Quem Somos

APAE DE MOGI DAS CRUZES

Associação de Pais e Amigos dos excepcionas de Mogi das Cruzes

CNPJ - 52581444/0001-61

A APAE de Mogi das Cruzes com quase 50 anos de serviços prestados atende gratuitamente pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla e transtorno do espectro autista associada a deficiência intelectual.
Para a execução de seus serviços, possui uma equipe multidisciplinar que atende as áreas de educação, saúde e assistência social. Atua na garantia em defesa dos direitos da pessoa com deficiência, oferece ainda apoio à família, lazer, esporte e cultura.

NOSSA HISTÓRIA

A APAE de Mogi das Cruzes foi fundada em 27/03/1969. Começou com um grupo de pessoas interessadas na Educação da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, sendo seu primeiro presidente o Sr. Lineu Úngaro.

No início a escola não tinha prédio próprio e funcionava à Rua Barão de Jaceguai, inicialmente com 06 alunos, após dois anos passou a funcionar à Rua José Bonifácio.

Em 1974 filiou-se à Federação Nacional das APAEs. E, no ano de 1977 transferiu-se para o prédio localizado na Rua Carmem Moura Santos, 134 – Jardim Bethânia, onde se encontra até os dias de hoje. Esta é uma rua paralela à Rua Ipiranga, principal acesso ao centro da cidade e tem como ponto de referência a Capela de Santa Rita, que faz esquina com a Rua Joaquim Fabiano de Mello. Embora situada numa área central da cidade, tem o privilégio de ficar alheia ao movimento de carros e ruídos, devido a sua localização.

Em 1982 foi autorizado o funcionamento da Escola de Educação Especial da APAE de Mogi das Cruzes. Atualmente o nome é Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Profª Botyra Camorim Gatti”, em homenagem à sua primeira diretora.

A APAE possui uma sede rural inaugurada em 1996, localizada à Av. Francisco Ruiz, no. 3.229, Rodovia Dom Paulo Rolim Loureiro, km 6,5 – Bairro Caputera – Mogi das Cruzes. Neste local encontra-se o Programa Socioeducacional para adultos (Centro de Convivência) para alunos com idade acima de 30 anos e funciona o Centro de Equoterapia.

Em 1998, foi inaugurado o prédio Luiz Beraldo de Miranda, onde pudemos contar com mais 14 salas de aula, almoxarifado, refeitório, piscina, banheiros, lavanderia.

 

 

"Missão"

 
Promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientação, prestação de serviços e apoio à família, direcionadas à melhora da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

"Valores"

 
Ética e transparência nas relações pessoais e na utilização dos recursos recebidos, Respeito à diversidade humana, Qualidade e inovação, Comprometimento e Responsabilidade com a causa, Atitude colaborativa, Valorização das pessoas.

"Política de Qualidade"

Proporcionar à pessoa com deficiência garantia de direitos fundamentais, Educação básica nos níveis de educação infantil, ensino fundamental (1º ao 5º ano), reabilitação, tratamento e orientações e encaminhamento das famílias, através do cumprimento de requisitos aplicáveis e do comprometimento com a melhoria contínua do nosso sistema de gestão da qualidade