245 – Está chegando a hora

Está chegando a hora do bom velhinho nos trazer presentes e a esperança de bons dias.
Bom a esperança, devemos cultivar dentro de nós, Já os presentes do bom velhinho, algumas poucas crianças ainda acreditam nele, minha filha que vai fazer 10 anos ainda crê e nós a incentivamos a isso, e cuidamos para que isso perdure.
Junto com a esperança e a crença temos os desejos, que exaltamos a todos aos céus, que se realizem ainda neste ano por favor.
Quero te dizer com toda amizade que tenho cultivado com vocês, que estes desejos só se tornaram realidades se efetivamente cada um de nós colocar a mão na massa e fazer nossa parte, eles não caíram do céu, assim de forma gratuita, para toda reação, é necessário uma ação.
Para aqueles que desejam um mundo melhor, mais solidário, mais humano, com menos fome, menos miséria, menos desigualdade, com mais trabalho, mais união entre os povos, aqui deixo um conselho, não como um guru, mas como um ser humano que já entendeu uma coisa, se não nos levantarmos de nossa posição um pouco confortável e fazer acontecer, infelizmente não veremos nada disso.
Os mais pesarosos dirão: mas existe um sistema para ser enfrentado. Os mais entusiasmados dirão: somos muitos e podemos mais.
Os mais realistas dirão: só saberemos se via dar certo fazendo. Eu estou aqui, fazendo o possível e um pouco mais para difundir a cultura desta ferramenta maravilhosa de inclusão, igualdade, aprendizagem, conhecimento do outro, crescimento, que é o voluntariado.
Sim, sou um entusiasta pela causa, mas realista, sei que é muito difícil, dá trabalho, mas o resultado pode ser tão grandioso, que me anima muito olhar para este futuro promissor, sem ser cego para tudo o que acontece a nossa volta.
Por isso meu desejo para este natal, não são presentes, mas é ser presente na vida de muitos e que estes muitos possam ser presentes na vida de outros muitos. Vamos fazer o mundo diferente, vamos nos unir em oração, mas muito mais em trabalho, em cocriação para que possamos usufruir deste mundo maravilhoso, onde queremos ficar muito tempo.
Bom natal para você e sua família, com união, paz e amor.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, CEO da empresa de consultoria R. R. Desenvolvimento e Transformação Humana LTDA, porta voz pela ONU, Global Friends of Volunteering (IAVE), Associado da VRS Consult da Guatemala e professor de Voluntariado da PADLA – México. @roberto.ravagnani