Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional promove o desempenho funcional e ocupacional das crianças com deficiência intelectual, múltipla e/ou Transtorno Espectro Autista através de recursos, abordagens, técnica, estratégias e atividades selecionadas de acordo com as limitações e dificuldades com o objetivo de desenvolver a autonomia, a participação e a independência.

O serviço dispõe do atendimento individualizado que proporciona experiências de exploração para estimular e facilitar as habilidades motoras, funções manuais, sensório-perceptivas, aspectos cognitivos e socioafetivo através das atividades lúdicas, do brincar e dos brinquedos.

Estimula o processamento sensorial através de estratégias para aumentar o processo neural, a organização sensorial, o desenvolvimento de respostas adaptativas mais elaboradas e facilita a aprendizagem.

Prescreve, indica e orienta a importância da adequação postural e recursos de Tecnologia Assistiva que favorece a acessibilidade, comunicação e a capacidade funcional.

O tratamento terapêutico ocupacional o mais precoce possível contribui na prevenção de maiores deformidades, disfunções, agravos físicos, psicoafetivos e sociais da criança com deficiência.

Na APAE realizada todo esse trabalho através de atendimento individual dos alunos, orientação às famílias e aos professores.