246 – Chega 2023 com o desejo de boas ações

Nossos desejos para 2023, tenho certeza são muitos, mas o que esperar realmente de 2023 com relação ao trabalho, a politica e tudo que nos envolve no dia-a-dia só depende de nossas atitudes. Portanto não basta desejar, pedir, pular 7 ondas e todas outras formas de expressarmos nossas vontades, são válidas para nosso reforço de lembrança, mas volto a dizer que não basta, temos que ter ações para tudo isso se concretizar.

Eu quero com essa introdução chamar a atenção para um item do texto do meu parceiro de trabalho chileno, Gonzalo Ibarra, onde ele chama a atenção para a saude e bem estar dos colaboradores, que será cada vez mais importante no ambiente corporativo.

Ele tem toda razão pois nosso cotidiano esta insalubre, contaminado, tóxico e se não cuidarmos disso, muitas baixas teremos. E aqui entro efetivamente em nosso assunto cotidiano. O trabalho voluntário é uma grande instrumento que pode ajudar nesta missão de cuidar das pessoas, uma ferramenta que pode ser incorporada aos beneficios dos colaboradores e ainda com resultados mais amplos do que somente o cuidado pessoal, mas com resultados na sociedade e pessoas, que poucos se preocupam.

O trabalho voluntário pode estar alinhado ao exercicio fisico, ao conhecimento de uma vida mais sustentavel, pode até mesmo fazer parte de um programa de mindfulness e na a saúde mental.

O voluntariado não é a panacéia milagrosa, mas uma potente ferramenta que quando aliada a outras, de forma estratégica, unindo gestão de pessoas e beneficios, se torna extrememamente importante e alem de todas as vantagens já conhecidas, tem às ligadas a sociedade e a imagem das empresas e ao engajamento dos colaboradores de forma mais efetiva e amigavel com o corporativo.

E o melhor, se ainda é possivel ser mais, é que os resultados, podem ser mensurados, e são quase que, de forma desprentenciosa, atingidos naturalmente, sem ser imposto ou friamente calculado, pois o trabalho voluntário tem nuances dificeis de serem apreciadas antecipadamente de qualquer ação pratica.

E para terminar, desejando a todos um novo ano repleto de ações práticas e positivas em sua vida, o trabalho voluntário pode ainda ser um instrumento de agregar os colaboradores as suas próprias famílias, visto que em alguns casos o trabalho também é um dos motivos de afastamento das famílias. Feliz boas ações em 2023 e conte comigo.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, CEO da empresa de consultoria R. R. Desenvolvimento e Transformação Humana LTDA, porta voz pela ONU, Global Friends of Volunteering (IAVE), Associado da VRS Consult da Guatemala e professor de Voluntariado da PADLA – México. @roberto.ravagnani