247 – Voluntários pelo mundo

As crises pelas quais o ser humano vem passando são grandes, como nos mostra as crises sociais, econômicas e de saúde dos tempos mais próximos.

O voluntariado, estudado há muito tempo, mas ainda subestimado e desvalorizado, vem fazendo a diferença notável pelo mundo. Acaba de ser publicado o informe 2022 sobre o voluntariado no mundo, preparado pelos Voluntários das Nações Unidas e pelo PNUD e vou trazer alguns do dados que ele apresenta.

Um estudo muito rigoroso realizado pela universidade John Hopkins, mostra parte desta força poderosa que é o voluntariado. Se todos os voluntários fossem agrupados em um país, seria a oitava maior economia mundial pelo que geram de bens e serviços sociais, e com altos índices de crescimento.

Estima-se que 15% (quinze por cento) das pessoas maiores de 15 anos fazem trabalho voluntário no mundo, aproximadamente 862 milhões de pessoas, um exercito (aproximadamente 4 x o tamanho do Brasil) comprometidos com a solidariedade e a doação de tempo.

Existem grandes organizações pelo mundo que se utilizam do trabalho voluntário, mas existem milhares de pequenas organizações nas menores localidades que também precisam desta força de trabalho.

Em 2023 a força do voluntariado será novamente demandada e certamente você poderá ser um desses personagens importantes para o desenvolvimento delas. E há expectativas por novas atribuições para estes personagens, além de todas já conhecidas, como por exemplo:

Poder constituir-se em uma instancia eficiente de controle das políticas públicas e da erradicação da “praga” que é a corrupção;

Será crucial no apoio e na prevenção dos desastres naturais, cada vez mais comuns e mais violentos;

Um facilitador da participação do cidadão na gestão pública;

Ajuda a defender e aprofundar a democracia;

Ser um catalizador de inovações sociais;

Criar pontes entre a sociedade civil e o estado, entre muitos outros.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, CEO da empresa de consultoria R. R. Desenvolvimento e Transformação Humana LTDA, porta voz pela ONU, Global Friends of Volunteering (IAVE), Associado da VRS Consult da Guatemala e professor de Voluntariado da PADLA – México. @roberto.ravagnani