249 – Ajudando e recebendo ajuda

Esse é o verdadeiro espírito do trabalho voluntário, ajudar e receber ajuda como contrapartida.

Os mais pragmáticos, dirão: Mas não preciso de ajuda, por isso faço trabalho voluntário para dedicar parte de meu tempo e de meus conhecimentos para quem precise de ajuda.

Ledo engano caro amigo. Todos nós precisamos de ajuda, por isso vivemos em sociedade, claro que são necessidades diferentes de cada ser humano, mas precisamos. Uns precisam de apoio, outros de carinho, outros somente ser ouvidos, outros de um ombro para chorar. Tem aqueles ainda que precisam colocar em prática seu conhecimento, alguns tem tempo sobrando e querem compartilhar, outros simplesmente precisam do contato visual com outros seres humanos.

Cada um da sua maneira tem uma necessidade e todos precisamos de algo, portanto o trabalho voluntário é sempre uma troca, você ajuda e é ajudado, desfazendo o mito que quem pratica o voluntariado é um ser altruísta, heroico, que deixa seus afazeres e vai em prol do outro sem receber nada em troca.

 Não temos nada de heroico ou super algo, somos seres humanos normais que queremos dedicar parte de nosso tempo e conhecimento para o próximo, mas muitas vezes, inconscientemente, buscamos algo e esse algo vem de alguma forma nesse relacionamento.

Precisamos saber o que estamos buscando? Não, o importante é se jogar nesse desejo de ajuda ao próximo e se deixar levar pelas emoções, possibilidades, aprendizados e tudo mais que couber nesta relação que pode ser curta ou longa, dependendo do tipo de ação em que se envolver.

E por falar no tipo de ação, são as mais diversas, algumas estruturadas, outras não, algumas você terá que ajudar na estruturação, mas uma única certeza, todas farão a diferença na vida de alguém, por menor e mais simples que possa parecer e você sairá dela com uma marca, que certamente ficará em você adi eterno.

Portanto meu recado hoje é a torcida para que se envolva e faça algo a seu favor em primeiro lugar e que o resultado impacte alguém ou um lugar, e que esta marca fique para a eternidade em você e no trabalho que você resolveu participar, pois assim a troca está feita e perfeita, ambos saem ganhando, esta é o verdadeiro espírito do trabalho voluntário, uma relação ganha / ganha.

Convido você a ganha todos os dias da sua vida, pensando um pouquinho no próximo, que está aí do seu lado, na sua rua, na sua cidade. Juntos podemos muito.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, CEO da empresa de consultoria R. R. Desenvolvimento e Transformação Humana LTDA, porta voz pela ONU, Global Friends of Volunteering (IAVE), Associado da VRS Consult da Guatemala e professor de Voluntariado da PADLA – México. @roberto.ravagnani