257 – O voluntário e as organizações sociais

Muitas organizações utilizam o voluntariado como uma ferramenta de desenvolvimento, mas ainda existem paradigmas a serem quebrados por muitas organizações que ainda não utilizam esta ferramenta.

Uma das razões pode ser a falta de recurso para a gestão de um programa de voluntariado eficaz. Como as organizações podem não ter pessoal suficiente para coordenar e supervisionar as atividades dos voluntários, o que pode levar a uma experiência de voluntariado insatisfatória para ambas as partes envolvidas.

Outra razão pode ser a falta de conscientização da sociedade sobre os benefícios do voluntariado.

Algumas organizações podem não ter percebido que o envolvimento de voluntários pode ajudá-las a expandir suas atividades, aumentar a conscientização sobre sua causa e impactar positivamente a comunidade a que pertence.

Existem ainda os desafios culturais e institucionais que impedem o desenvolvimento do voluntariado em algumas áreas. Por exemplo, em algumas culturas o trabalho voluntário pode não ser visto como uma atividade legítima ou valiosa, o que pode levar a uma baixa participação.

No entanto, é importante ressaltar que o voluntariado pode ser uma ferramenta valiosa e poderosa para as organizações sociais e existem muitas que se beneficiam de programas de voluntariado bem-sucedidos.

Por isso a importância que as organizações considerem o potencial do voluntariado e trabalhem para superar os desafios, de falta de recurso ou outros que possam impedir de ter um programa de voluntariado funcional.

O voluntariado para as organizações pode contribuir em diversas áreas, mas a boa gestão de um programa, pode refletir em praticamente toda a organização, no que diz respeito à: aumento da capacidade de entrega à sociedade, maior alcance e conscientização aumentando o MKT, apoiando a arrecadação de fundos, diversificando as habilidades e perspectivas, aumentando a diversidade, apresentando a verdadeira inclusão, fortalecendo a comunidade e formando uma nova sociedade, baseada em novos padrões de convivência.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, CEO da empresa de consultoria R. R. Desenvolvimento e Transformação Humana LTDA e do VOL, porta voz pela ONU, Associado da VRS Consult da Guatemala, prof. de Voluntariado da PADLA University- México e Consultor acreditado por Empresability . @roberto.ravagnani