258 – O voluntário e sua má utilização

Creio que já escrevi sobre isso, mas é sempre bom voltar ao tema.

Voluntariado é coisa séria e não é para ser usado de forma irregular ou de qualquer forma.

Quero citar alguns casos, entre muitos, que me deixam muito triste com relação à má utilização do voluntariado. Os hostel’s, anunciam em todas as redes sociais, todos os dias, vagas de trabalho voluntário. Hostel não é ONG ou OSC ou do terceiro setor ou outra nomenclatura qualquer que tenha a possibilidade de se utilizar do serviço voluntário. Hostel é uma empresa do segundo setor, tem um dono ou sócios, que tem lucro e utilizam este lucro da forma que bem lhe convier, investindo no negócio ou gastando.

Portanto, não existe trabalho voluntário em hostel, o que existe é o famoso escambo, ou troca de serviços, se é legal ou não, não me compete, cabe aos poderes constituídos para isso julgarem, o que sei e posso afirmar é que não é trabalho voluntário.

Sei de muitos relatos ainda que os incautos são quase que obrigados a ter jornadas duras, ficaram mal instalados, entre outras irregularidades, além da má utilização da palavra voluntariado, assim ainda ajudando a tornar o voluntariado para muito, que caíram no conto, algo impensável novamente. E só lembrando isto vale para o mundo todo, pois os espertos donos de hostel’s estão no mundo todo se utilizando deste modelo, com raras exceções que vi, que apresentam como o que de fato é, troca de serviços.

Outra utilização errada do voluntariado é feita pelas próprias OSC’s ou ONG’s, pois muitas delas tratam o voluntario como descartável, ou seja se ele for embora arrumamos outros e assim é a vida, sem se preocupar de fato em ter uma gestão sobre este grupo. Grande erro, os vão, falaram mal da organização e farão um desserviço a tudo o que esta organização plantou. Lembre-se que, para cativar uma pessoa é difícil, mas para falar mal se reúne um grupo rapidinho.

Como quer que a organização possa ser lembrada? Por ser má administrador de pessoas ou por ser uma gestora de pessoas com poder de atração e retenção?

A escolha é do gestor da organização e só dele.

Voluntariado é uma grande ferramenta, desde que bem administrada e utilizada para o bem.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, CEO da empresa de consultoria R. R. Desenvolvimento e Transformação Humana LTDA e do VOL, porta voz pela ONU, Associado da VRS Consult da Guatemala, prof. de Voluntariado da PADLA University- México e Consultor acreditado por Empresability . @roberto.ravagnani