262 – Respeito ao trabalho voluntário

Que tal começarmos com uma pergunta? Já foi porque isso já é uma pergunta.

Mas a pergunta é a seguinte: Estamos dando a atenção e o devido valor ao trabalho voluntário?

De forma geral percebemos que não.

Pode parecer uma resposta simples e muito abrangente, colocando todos no mesmo balaio e temos que reconhecer que existem organizações e empresas que prezam pela qualidade e pela boa gestão, mas se olharmos sem a lupa, percebemos que uma grande maioria dos que se utilizam do trabalho voluntário ainda carecem de se preparar para recebê-los e prepará-los para exercer suas atividades.

Ok, se isto está perceptível, o que fazer para tentar minimizar e deixar mais equânime o conhecimento?

Não existe uma receita mágica ou solução igual para todos, visto que existem organizações de todo tipo, tamanho, capacidade e condições de investimento em ações internas, portanto a solução tem que ser pensada de forma quase que individual, salvo as que são ligadas a federações ou coletivos de organizações.

Agora temos que lembrar que existem diversos cursos, apresentações e palestras falando sobre o assunto, lógico que o mundo ideal é que cada organização ou empresa tenha um programa definido e desenhado para sua situação, pois há um grande risco de tentarem uma adaptação de algo pronto, que pode vir a não funcionar para sua organização.

Portanto respeito ao trabalho voluntário, é capacitar voluntários e quem irá recebê-los, conhecer a legislação e sobre gestão de gente minimamente e criar condições para que a organização e/ou empresa e/ou universidade tenha condições de oferecer o melhor tratamento possível ao programa de voluntariado.

O outro lado também é verdadeiro, o voluntário tem que respeitar a organização para qual ele está se colocando à disposição com seu trabalho voluntario, não é por dedicar seu tempo que pode fazer da forma que quiser e quando quiser, existem compromisso que devem ser respeitados, quando assumidos.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, CEO da empresa de consultoria R. R. Desenvolvimento e Transformação Humana LTDA e do VOL, porta voz pela ONU, Associado da VRS Consult da Guatemala, prof. de Voluntariado da PADLA University- México e Consultor acreditado por Empresability . @roberto.ravagnani