263 – O que ganhamos com o voluntariado

O que será que o trabalho voluntário acrescenta a nossas vidas? Por que tantas pessoas pensam ou exercem o trabalho voluntário? Será que existe algo que une todas estas pessoas que dedicam parte de seu tempo e conhecimento para o próximo, ou alguma causa animal ou ambiental?

São muitas perguntas, para quais não temos uma única resposta, mas temos caminhos para elas, pois todas as respostas seguem um mesmo percurso, o desejo de um mundo melhor para todos, mais justo, menos desigual, mais seguro, mais feliz.

Creio que esta palavra, tão pequena na escrita, mas tão potente na ação, feliz, felicidade, uma busca da humanidade.

Muitos dizem e tendo a acreditar que a felicidade é o caminho não um lugar de chegada, pois quase nunca há uma chegada, um ponto final, mas sim uma longa jornada onde começamos ao nascer e terminamos ao morrer.

O caminho que deve ser trabalhado, vivido para que possamos nos orgulhar dele, do caminhar, e tentarmos ser felizes, sem mecanismos artificiais para isso, visto que pelo caminho temos dificuldades, momentos de paz, de turbulência, de calmaria e de tormenta, portanto não existe a felicidade plena, permanente.

O trabalho voluntário é uma ferramenta para tornar este caminho mais leve, visto que com ele arrebanhamos amizades, conhecimento, amores, desilusões, mas o principal, deixamos marcas, lembranças, por onde passamos e atuamos.

O voluntariado é o caminhar juntos, mesmo sem saber quem está ao nosso lado, pois sabemos que todos estão indo para o mesmo lugar, sem ocupar mais espaços, pois sabemos que todos querem o mesmo, sem se preocupar em ter que demonstrar felicidades, pois todos sabem que o caminho é o mesmo.

Quantas alegrias, nos traz o trabalho voluntário, com sua leveza e grandiosidade, nos apresenta um mundo possível, ainda imaginário, mas possível, pois quem tem alma para construir um caminho tem alma e força para construir um destino.

Seremos nós a concluir e vislumbrar esta chegada? Mais uma pergunta sem uma única resposta, mas com muitas possibilidades. Mas a construção nós sabemos, tem vários construtores, que estão espalhados, mas juntos em objetivos, que são únicos, mas iguais nos sentimentos, que são diferentes, mas iguais nas atitudes. O voluntário.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, CEO da empresa de consultoria R. R. Desenvolvimento e Transformação Humana LTDA e do VOL, porta voz pela ONU, Associado da VRS Consult da Guatemala, prof. de Voluntariado da PADLA University- México e Consultor acreditado por Empresability . @roberto.ravagnani