269 – Por que os voluntários não podem desaparecer?

Você já pensou em fazer trabalho voluntário? Se a resposta for não, talvez você esteja perdendo uma oportunidade de transformar a sua vida e a de muitas outras pessoas. O trabalho voluntário é uma forma de doar o seu tempo, o seu talento e o seu amor para causas que precisam de ajuda. E os benefícios são muitos, tanto para quem ajuda quanto para quem é ajudado.

Mas por que os voluntários são tão importantes? Porque eles fazem a diferença na vida de quem mais precisa. Eles levam esperança, alegria, educação, saúde, cultura, lazer e muito mais para comunidades carentes, crianças, idosos, animais, meio ambiente e outras causas sociais. Eles contribuem para reduzir as desigualdades, promover a cidadania e melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas.

Além disso, os voluntários também ganham muito com essa experiência. Eles desenvolvem habilidades pessoais e profissionais, como liderança, comunicação, criatividade, responsabilidade e empatia. Eles ampliam seus horizontes, conhecem novas realidades e culturas, fazem novos amigos e se sentem mais felizes e realizados. Eles também se tornam mais valorizados no mercado de trabalho, pois as empresas reconhecem o trabalho voluntário como um diferencial no currículo.

Portanto, os voluntários não podem desaparecer porque eles são essenciais para a construção de um mundo melhor. Eles são agentes de transformação social, que doam o que têm de melhor para fazer o bem sem esperar nada em troca. Eles são exemplos de amor ao próximo, de generosidade e de gratidão.

Se você se interessou pelo trabalho voluntário, saiba que existem muitas formas de se engajar. Você pode procurar uma organização social que atue na área que você se identifica. Você pode doar algumas horas por semana ou por mês, ou participar de ações pontuais ou permanentes. O importante é escolher algo que faça sentido para você e que te traga satisfação e alegria.

Faça seu pré-cadastro na plataforma de voluntariado VOL e em breve você receberá informações sobre este universo de forma gratuita. www.vol.org.br/plataforma

Fazer trabalho voluntário é uma forma de retribuir ao mundo tudo o que ele te oferece. É uma forma de se conhecer melhor e de crescer como pessoa e como profissional. É uma forma de ser feliz e de fazer os outros felizes. Por isso, não deixe essa oportunidade passar. Seja um voluntário e faça parte dessa corrente do bem!

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, CEO da empresa de consultoria R. R. Desenvolvimento e Transformação Humana LTDA e do VOL, porta voz pela ONU, Associado da VRS Consult da Guatemala, prof. de Voluntariado da PADLA University- México e Consultor acreditado por Empresability . @roberto.ravagnani