270 – Uma prática de inclusão, equidade e cidadania

O trabalho voluntário é uma atividade que traz benefícios não só para quem recebe, mas também para quem faz. Além de promover a solidariedade, o desenvolvimento pessoal e profissional, e o bem-estar dos voluntários, o trabalho voluntário também contribui para combater a exclusão, a discriminação e as desigualdades sociais, apoiando causas e projetos de interesse público e coletivo. Creio na possibilidade de se utilizar o trabalho voluntário não só como um exemplo, mas como uma ferramenta pratica de inclusão e equidade, e como ele pode e se relaciona com outros temas atuais, como a sustentabilidade, a diversidade e os direitos humanos.

A inclusão é o processo de garantir que todas as pessoas tenham acesso aos mesmos direitos, oportunidades e serviços, independentemente de suas diferenças ou limitações. O trabalho voluntário ajuda na inclusão ao apoiar causas e projetos que atendem às necessidades de grupos vulneráveis ou marginalizados, como pessoas com deficiência, idosos, refugiados, crianças e adolescentes em situação de risco etc. O trabalho voluntário também ajuda a promover a diversidade, o respeito e a empatia entre as pessoas, valorizando as suas potencialidades e singularidades.

O voluntariado é a base para a disseminação e desenvolvimento dos ODS (objetivos de desenvolvimento sustentáveis) ou agenda 2030, como também é conhecido, instituído pela ONU (organização das Nações Unidas), depois de longa pesquisa e participação ativa de vários entes sociais do mundo inteiro.

Os ODS são 17 metas estabelecidas para a construção de um mundo mais consciente, justo e sustentável até 2030. O trabalho voluntário ajuda nos ODS ao se engajar em iniciativas que transformam a realidade em diversos aspectos, como a erradicação da pobreza, a fome zero, a saúde e bem-estar, a educação de qualidade, a igualdade de gênero, a água limpa e saneamento, a energia acessível e limpa, o trabalho decente e crescimento econômico, a indústria, inovação e infraestrutura, a redução das desigualdades, as cidades e comunidades sustentáveis, o consumo e produção responsáveis, a ação contra a mudança global do clima, a vida na água, a vida terrestre, a paz, justiça e instituições eficazes e as parcerias e meios de implementação.

Percebam que estamos tratando de diversos temas fundamentais para nossa sobrevivência e atuais, visto que a discussão sobre nossas ações e o impacto que elas causam em nossa sociedade se tornam diárias e necessárias. Assim o trabalho voluntário está intimamente ligado a tudo isso de forma natural e importante, pois é a propulsão de todos estes assuntos na sociedade de forma orgânica. Cadastre-se no www.vol.org.br/plataforma e saiba mais sobre voluntariado.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, CEO da empresa de consultoria R. R. Desenvolvimento e Transformação Humana LTDA e do VOL, porta voz pela ONU, Associado da VRS Consult da Guatemala, prof. de Voluntariado da PADLA University- México e Consultor acreditado por Empresability . @roberto.ravagnani