272 – Uma solução para a sociedade

A sociedade moderna enfrenta diversos problemas, como a desigualdade social, a violência, a poluição, o individualismo, o estresse, a depressão, entre outros. Muitas vezes, esses problemas parecem insolúveis e geram um sentimento de impotência e frustração nas pessoas. Porém, existe uma forma de enfrentar esses desafios e transformar a realidade: o voluntariado.

O voluntariado é a ação de doar tempo, talento e energia para uma causa social, ambiental ou cultural, sem esperar nada em troca. É uma forma de expressar os valores humanos de solidariedade, compaixão, generosidade e responsabilidade. O voluntariado beneficia tanto quem recebe quanto quem oferece a ajuda, pois cria laços de afeto, confiança e cooperação.

O voluntariado pode atuar como um atenuador dos problemas da sociedade moderna de várias maneiras. Por exemplo:

  • O voluntariado pode reduzir a desigualdade social, pois promove a inclusão e a dignidade das pessoas em situação de vulnerabilidade, como crianças, idosos, pessoas com deficiência, moradores de rua, refugiados etc.
  • O voluntariado pode combater a violência, pois estimula a cultura da paz e do diálogo, ao invés da agressão e do conflito. O voluntariado também pode prevenir a violência, ao oferecer atividades positivas e construtivas para os jovens em situação de risco, como esportes, artes, música etc.
  • O voluntariado pode preservar o meio ambiente, pois conscientiza as pessoas sobre a importância de cuidar da natureza e dos recursos naturais.
  • O voluntariado pode superar o individualismo, pois incentiva as pessoas a se envolverem com as causas coletivas e a se colocarem no lugar do outro. O voluntariado também pode fortalecer o senso de comunidade e de pertencimento, ao criar redes de apoio mútuo e de participação cidadã.
  • O voluntariado pode aliviar o estresse e a depressão, pois proporciona satisfação pessoal e bem-estar emocional. O voluntariado também pode melhorar a saúde física e mental das pessoas, ao reduzir a pressão arterial, o colesterol, o risco de doenças cardíacas e aumentar a imunidade, a autoestima e a autoconfiança.

Portanto, o voluntariado é uma solução para os problemas da sociedade moderna, pois gera impactos positivos tanto para os indivíduos quanto para o coletivo. O voluntariado é uma forma de expressar o amor ao próximo e à vida. E você? Já pensou em ser um voluntário?

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), Consultor especialista em voluntariado, ESG e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, CEO da empresa de consultoria R. R. Desenvolvimento e Transformação Humana LTDA e do VOL, porta voz pela ONU, Associado da VRS Consult da Guatemala, prof. de Voluntariado da PADLA University- México e Único Brasileiro Consultor acreditado internacionalmente por Empresability . @roberto.ravagnani