273 – Por que o voluntariado é um ativo

O voluntariado é uma forma de participação cidadã, de solidariedade, de cooperação e de transformação social. As pessoas que se dedicam a fazer o bem sem esperar nada em troca contribuem para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável.

As organizações sociais são aquelas que atuam em prol de causas sociais, ambientais, culturais, educacionais, entre outras, buscando melhorar a qualidade de vida das pessoas e comunidades que precisam de apoio. Elas dependem de recursos financeiros, materiais e humanos para realizar seus projetos e atividades.

Nesse sentido, o voluntariado é um ativo valioso para as organizações sociais, pois traz diversos benefícios para elas, como: o aumento da capacidade de entrega à sociedade, ampliando o impacto de suas ações, pois ajudam na execução de projetos e atividades.

Eles também trazem um maior alcance de conscientização, por serem agentes multiplicadores das causas e por divulgarem seus trabalhos acabam sensibilizando outras pessoas e empresas que podem vir a apoiar as iniciativas.

Os voluntários podem contribuir para a sustentabilidade financeira das organizações sociais, pois podem captar doações, realizar eventos beneficentes, participar de campanhas e buscar novas parcerias.

Eles levam diferentes conhecimentos, experiências e visões para as organizações sociais, enriquecendo o trabalho em equipe, fortalecendo a criatividade e a inovação.

Os voluntários representam a diversidade da sociedade em termos de gênero, idade, etnia, classe social, orientação sexual, entre outros aspectos. Eles promovem a inclusão e o respeito às diferenças nas organizações sociais.

E de forma geral os voluntários fortalecem os laços comunitários e a confiança social, pois criam redes de apoio mútuo, de cooperação e de solidariedade. Eles também formam uma nova sociedade, baseada em novos padrões de convivência.

Portanto, o voluntariado tem que ser visto como um ativo das organizações sociais, pois ele é essencial para o cumprimento da missão, da visão e dos valores dessas instituições. E nunca é demais lembrar que a maioria das organizações nasceram do trabalho voluntário. O voluntariado é uma forma de expressar o amor ao próximo e ao planeta, e de construir um mundo melhor para todos.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), Consultor especialista em voluntariado, ESG e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, CEO da empresa de consultoria R. R. Desenvolvimento e Transformação Humana LTDA e do VOL, porta voz pela ONU, Associado da VRS Consult da Guatemala, prof. de Voluntariado da PADLA University- México e Único Brasileiro Consultor acreditado internacionalmente por Empresability . @roberto.ravagnani