314 – Ainda criamos amizades fora do virtual?

Vamos ser sinceros, está muito difícil, pois mesmo que conheçamos a pessoa no real, a primeira coisa que fazemos a nos afastar dela é buscá-la ou stalkear, como falam, no virtual e saber quem ela é realmente.

Olha que frase maluca eu acabei de escrever: vamos verificar no virtual para saber quem ela é realmente.

Realmente o mundo está de cabeça para baixo, o que era certo não é mais, o que era assim agora pode ser assado.

Isso não é saudosismo, antes as coisas eram melhores, mas uma constatação de que as transformações estão acontecendo em uma velocidade muito alta e temos que nos adaptar em questão de dias.

Mas o que não muda e cada vez está mais presente e mais real é o trabalho voluntário, pois também é uma grande ferramenta de se fazer novas amizades e de qualidade.

As amizades feitas através do trabalho voluntário, que dependendo da construção pode até mesmo ser orientado para isso, por exemplo em grupos de 60+, uma grande oportunidade de através do trabalho voluntário encontrar pessoas com ideais parecidos, causas semelhantes e desejos iguais.

O trabalho voluntário aproxima os afins e afasta os muitos dispares em visões de mundo.

O voluntário quando encontra uma causa para chamar de “sua”, certamente se abre para aprender e nesse processo de abertura chegam novos pensamentos e novas vozes que podem virar grandes amigos, parceiros e muito mais.

Eu encontrei no voluntariado o amor da minha vida, lá se vão 15 anos, uma filha maravilhosa e uma história de muitos desafios e aprendizados.

Portanto sim está confirmado, não só pela minha história, mas de muitas, que o trabalho voluntário é uma ferramenta de aproximação e novas amizades, mesmo para aqueles que se julgam tímidos, introvertidos, certamente conhecerá pessoas que ou são parecidos ou são completamente diferentes e com isso ambos podem aprender juntos a conviver.

Antes de pensar em um aplicativo ou rede social para fazer novas amizades, que tal pensar em um trabalho real de voluntariado?

Lembre-se quanto mais solidário você for, menos solitário você será.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), Consultor especialista em voluntariado, ESG e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, CEO da empresa de consultoria R. R. Desenvolvimento e Transformação Humana LTDA e do VOL, porta voz pela ONU, Associado da VRS Consult da Guatemala, prof. de Voluntariado da PADLA University- México e Único Brasileiro Consultor acreditado internacionalmente por Empresability . @roberto.ravagnani