251 – O voluntário e o resultado de seus trabalhos

O trabalho voluntário tem ganhado destaque de forma geral, mas ainda precisamos muito. Precisamos dar o devido valor às ações desenvolvidas e o devido crédito aos resultados alcançados.

Mesmo sendo ações sociais, devemos ter o cuidado de medir, divulgar e fazer com que o voluntario possa ser reconhecido por seu resultado. Pode até parecer um movimento ligado às empresas ou ao setor produtivo ou ainda a tal meritocracia. Sim pode até parecer que se trata disso, mas na verdade este é um movimento natural que em todas as áreas deveria acontecer de forma natural e não seria diferente no voluntariado.

Até por que lidamos com pessoas e com tudo de bom e ruim que nelas estão contidos. Portanto partindo disto é fundamental trabalharmos os potenciais e valorizar todos os pontos positivos e corrigir, quando necessário os negativos, portanto estamos falando de gestão de pessoas.

A gestão compreende todos os pontos que acima e para extrair o melhor de nosso voluntários temos que estar e dedicar maior atenção do que para um grupo de trabalhadores contratados, visto que aliado a tudo isso eles ainda tem a remuneração enquanto o voluntário só tem o propósito.

Este valor dele tem que ser exaltado e valorizado, não por ser ou parecer um  super herói ou coisa que o valha, mas por ter galgado um degrau a mais na evolução humana no que podemos chamar de reconhecimento e atenção ao próximo.

Isto traz a este ser humano um valor diferenciado e se não olharmos para isso com o devido respeito, o voluntario se desmotivará com o passar do tempo, e não estou dizendo para o colocarmos em um pedestal, muito pelo contrário, toda ação tem uma reação contraria, portanto se tema  ação de ajudar, apoiar e trabalhar em prol de uma causa sem uma remuneração financeira, deverá acatar a reação da cobrança, da observação, da necessidade de demonstrar que seu interesse é absolutamente legitimo e desinteressado.

Finalizo com duas sugestões: a primeira é para as OSC’s, empresas, Universidades, governos e todos que trabalhem ou tenham na proximidade trabalhos voluntários, tenham em mente a gestão deste trabalho, não menosprezem esta gestão para ter resultados, capacite, crie, habilite ou contrate gestores. A segunda sugestão é para os gestores ou os que fazem este papel, mesmo que ainda sem uma formação especifica para esta finalidade, não esqueçam de mostrar para a comunidade, para os atendidos e principalmente para os voluntários o resultado de seu trabalho e investimento de tempo. Vamos dar o devido valor aqueles que dão valor ao seu tempo e sua convocatória.

Roberto Ravagnani Palestrante internacional, jornalista, radialista, consultor em voluntariado e R.S.E., palhaço de hospital, associado VRS na Guatemala, prof. De voluntariado PADLA México, CEO R.R. Transf. Humana e VOL, sócio DADIVAR, eleito um dos 500 consultores mais influentes da Ibero américa, Coordenador do FIVE – Foro Ibero Americano de Voluntariado Estratégico e conselheiro de ESG do CRC SP. @roberto.ravagnani