APAE de Mogi das Cruzes marca presença na 14ª Conferência Municipal de Assistência Social

Na última semana, a APAE de Mogi das Cruzes participou ativamente da 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada no auditório do Cemforpe, no Mogilar. Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, o evento reuniu representantes da sociedade civil, usuários dos serviços, profissionais da assistência social e gestores públicos para debater os avanços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e apontar caminhos para seu fortalecimento.

A instituição foi representada pelas assistentes sociais Marisa Santos e Elizabeth Betancurt, além de Raquel Vale Palmeira (coordenadora) e Fabiana Domingues (assistente social), responsáveis pelo Serviço de Proteção Social de Média Complexidade para Pessoas com Deficiência, conhecido como  “Diversidade Humana”. O serviço atende adultos com deficiência intelectual e múltipla, na faixa etária de 18 a 59 anos.

A presença da APAE no encontro reforçou seu papel na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e na construção de políticas públicas mais inclusivas. “Estar na Conferência é mais do que representar a APAE, é garantir que a voz das pessoas com deficiência esteja presente nos espaços de decisão. É nosso papel, como profissionais da assistência social, trazer a vivência real desse público e construir, junto aos demais atores, políticas que sejam verdadeiramente inclusivas”, destacou Raquel.

O SUAS é o modelo brasileiro de gestão da assistência social e tem como missão garantir proteção e acesso a direitos para pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade ou risco social. Para a APAE, a participação em espaços como a Conferência é estratégia para fortalecer o diálogo entre a sociedade civil e o poder público ampliando a visibilidade das demandas das pessoas com deficiência e contribuindo para uma rede de proteção social mais eficiente, justa e acessível.