Palestra sobre câncer de colo de útero marca abertura do Outubro Rosa na APAE de Mogi das Cruzes

A APAE de Mogi das Cruzes abriu oficialmente as atividades do Outubro Rosa com uma ação voltada à saúde das mulheres, realizada nesta quarta-feira (1º), no Espaço de Convivência Eunice Strazzi. O encontro foi promovido pelo setor de Assistência Social da instituição, em parceria com os alunos do 7º período do curso de Enfermagem do Centro Universitário Braz Cubas.

Durante a programação, realizada em dois períodos (manhã e tarde) as participantes puderam acompanhar uma roda de conversa sobre o câncer de colo de útero, além de passar por triagem de saúde com aferição de pressão arterial, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC) e medição da glicemia capilar. O objetivo foi conscientizar e orientar as mães e mulheres que frequentam o espaço sobre a importância da prevenção e do autocuidado.

A iniciativa foi conduzida por dez estudantes de Enfermagem em fase final de formação, sob supervisão da preceptora Silvia Monteiro de Souza, que destacou a relevância da parceria. “Nossa proposta é trazer temas de prevenção e cuidado de forma acessível. Hoje falamos sobre o câncer de colo de útero, um tema que merece atenção e informação, mas nossas ações vão além: desenvolvemos atividades que fortalecem as mães, familiares e participantes.”, afirmou.

A assistente social da APAE, Marisa Santos, reforçou a importância da abertura do Outubro Rosa. “Precisamos não apenas receber informação, mas também repassar. Compartilhar conhecimento transforma e fortalece. Esse espaço foi pensado para ser mais do que uma sala de espera: queremos que seja um ambiente de aprendizado, de trocas positivas e de inspiração para todas as mulheres”, disse.

O impacto foi sentido diretamente pelo público. Beatriz Preti, mãe de Enzo Hagen Preti Luz, de 9 anos, compartilhou sua percepção. “Agora eu entendi: não dá pra deixar pra depois. A gente cuida de todo mundo, mas precisa cuidar da gente também. Essa palestra me fez refletir e agir. Espero que outras mulheres se sintam encorajadas, porque saúde é coisa séria e a gente merece estar bem”.

Essa não é a primeira ação de saúde promovida em parceria com os enfermeiros da Braz Cubas. Ao longo do ano, já foram realizados encontros sobre menopausa, pediculose e inclusão, além de atendimentos de enfermagem que incluíram até uma peça teatral intitulada “A Verona da Saúde”.

Com atividades práticas, informativas e interativas, a APAE de Mogi das Cruzes segue com o seu compromisso em apoiar não apenas os atendidos, mas também suas famílias, transformando o Espaço de Convivência Eunice Strazzi em um ambiente de cuidado integral.