Alunos da APAE de Mogi participam do 1º Festival de Bocha e Queimada em Biritiba Mirim
A APAE de Mogi das Cruzes participou, no último dia 18 de junho, do 1º Festival de Bocha e Queimada, realizado na APAE de Biritiba Mirim. A iniciativa integrou o calendário esportivo das APAEs e reuniu alunos das APAEs do Alto Tietê e Litoral Norte, em um dia dedicado à prática esportiva, à convivência e à valorização das potencialidades das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Representando a instituição, 10 educandos participaram da modalidade de queimada e dois da bocha adaptada, acompanhados pelos professores de Educação Física Everton Camillo e Erika Santos, além do motorista Alexandre Guiem.
Além das disputas, o festival teve como objetivo promover a integração entre os participantes e proporcionar experiências que contribuem para o desenvolvimento motor, social e emocional. Todos os alunos receberam medalhas em reconhecimento ao empenho e à dedicação demonstrados durante as atividades.
“Todos os alunos receberam medalhas pela participação no festival. Também houve uma premiação especial para um aluno de cada APAE que se destacou durante as atividades”, explicou Erika. Na APAE de Mogi das Cruzes, o educando Gustavo Duarte recebeu a medalha de destaque pelo desempenho apresentado ao longo do evento.
Para a diretora pedagógica da APAE mogiana, Ana Paula Nogaroto, a participação em eventos esportivos contribui para o desenvolvimento integral dos alunos e amplia oportunidades de socialização e autonomia. “Mais do que a prática esportiva, momentos como esse promovem inclusão, autoestima e convivência. O esporte contribui para o desenvolvimento de habilidades físicas, emocionais e sociais, além de proporcionar experiências significativas que acompanham nossos alunos ao longo da vida”, destacou.
O 1º Festival de Bocha e Queimada proporcionou momentos de integração, aprendizado e convivência entre os participantes. Além das atividades esportivas, o encontro promoveu a troca de experiências entre as APAEs de Itaquaquecetuba, Guararema, Poá, Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Ilhabela, Caraguatatuba e São Sebastião, além de incentivar a prática esportiva como ferramenta de desenvolvimento, socialização e protagonismo para os estudantes.



