Alunos do Socioeducacional participam de ação de saúde bucal na APAE de Mogi das Cruzes

Nesta segunda-feira (05/05), os alunos da turma do Socioeducacional da APAE de Mogi das Cruzes participaram de uma atividade especial voltada à promoção da saúde bucal. A ação, realizada nos períodos da manhã e da tarde, foi conduzida por estudantes da Liga Acadêmica de Pacientes com Necessidades Especiais, vinculada ao curso de Odontologia da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), que abordaram a importância da higiene bucal.

As atividades foram acompanhadas pelas coordenadoras pedagógicas Alexandra Medeiros e Andréa Cristina de Almeida. “Ações como essa são fundamentais, pois sabemos que a higiene bucal pode representar um grande desafio para muitos de nossos alunos. A presença dos acadêmicos, com explicações claras e acessíveis, foi essencial para incentivar a adoção de práticas mais saudáveis no dia a dia”, afirmou Alexandra.

A professora Gabriela de Morais Gouvea Lima, uma das coordenadoras da Liga Acadêmica, acompanhou os trabalhos durante o período da manhã. Segundo ela, desde a criação do projeto, no ano passado, a iniciativa vem ampliando o acesso ao atendimento odontológico para pessoas com deficiência, por meio de ações educativas e intervenções personalizadas.

“Buscamos auxiliar os estudantes na melhora da higiene bucal em casa. O objetivo é que eles consigam identificar a necessidade de atendimento odontológico e, caso precisem, tenham acesso ao tratamento adequado”, explicou Gabriela.

Entre os acadêmicos envolvidos, Reynaldo Monteiro, aluno do 6º período do curso de Odontologia, participou da atividade pela primeira vez e ressaltou a importância desse cuidado especializado.“Essa ação é essencial, pois sabemos que muitos enfrentam desafios significativos. Nosso papel é tornar esse processo mais acessível e confortável, contribuindo para a saúde e qualidade de vida dos alunos”, declarou.

Além de oferecer orientações educativas, a iniciativa visa identificar alunos da APAE que precisam de acompanhamento odontológico, possibilitando o encaminhamento à clínica da UMC e garantindo um suporte humanizado e eficaz.