APAE e SENAI de Mogi das Cruzes é possível

Conhecer seu aluno, saber quem ele é, do que gosta e do que não gosta, suas habilidades e dificuldades, é a forma mais eficaz de dar sentido ao aprendizado de qualquer aluno.

A pessoa com deficiência intelectual precisa de um ponto a mais. Qual seria então?
Conscientização e sensibilização, ou seja, a união do conhecimento e empatia.

Onde os professores, a organização como um todo, acreditem e sejam qualificados para repassar o conhecimento e assim, ampliar o desenvolvimento e superação dos limites comprometidos pelo desenvolvimento limitado das cognições, socializações, porém, aptos ao desenvolvimento, transformações e vitórias como todo ser humano.
Outro ponto importante da inclusão de alunos com deficiência intelectual, é a importância de criar formas de ensino que envolvam as emoções.
Algumas das adaptações curriculares possíveis para estudantes com deficiências intelectuais são: ambientes de aula que favoreçam a aprendizagem, tais como: ateliês, espaços de recreação, oficinas, etc.; evidenciando as habilidades adaptativas: sociais, de comunicação, cuidado pessoal e autonomia.
Nosso SENAI MOGI DAS CRUZES têm tudo e muito mais, só precisamos continuar a vencer desafios para a colocação de nossos alunos e assim, verdadeiramente, fazermos a inserção para a quebra de barreiras atitudinais.

Agradecimento ao vereador Osvaldo Silva, coordenadores do Senai Mogi Edson e Wagner. Além é claro, dos professores e alunos do SENAI que nos acompanharam na visita.

“Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.” Roberto Shinyashiki

Coordenadora e Psicóloga Solange Regina de Morais

#projetosociais #pronaspcd #ministériodasaúde #senaimogidascruzes #apaenasociedade #juntosvamosmaislonge