Desafio no trabalho para pessoas com deficiência intelectual

Mesmo com leis o acesso ainda é limitante para a pessoa com deficiência no mundo do trabalho. A escassez inicia quando a pessoa com deficiência intelectual se apresenta disponível para a vaga, no entanto, a barreira atitudinal está posta para este público. 

Esse contexto é perceptível quando vemos várias manchetes da TV anunciando tamanho preconceito velado na sociedade.

Importante destacar as várias camadas do conhecimento do que seja “deficiência”. Segundo estudos, são divididas em deficiência física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e a deficiência múltipla, conceituada como a associação de duas ou mais deficiências.

É inegável que, além do contexto educacional, posteriormente o do trabalho torna-se um meio de propiciar o desenvolvimento dessas pessoas, contribuindo também para sua inserção social. [Dallabrida, 2007]

Investir na diversidade dentro das empresas traz muitas vantagens: gera melhor gestão de riscos, abertura de oportunidades para a inovação e aumento da conexão com novos públicos, formados por diferentes grupos de afinidade.
A pessoa com deficiência e que aqui estamos falando da deficiência intelectual; assim que assume seu papel de colaborador na organização, trará benefícios pelo seu potencial de produtividade, sendo igual ou superior à média dos outros colaboradores, por tamanha proatividade e atenção aos esforços repetitivos por exemplo; além de construção e desconstrução de uma equipe que terão de lidar com frustrações, ressignificações que a pessoa com deficiência traz em sua bagagem emocional; onde a cooperação, identificação e vínculos serão fortalecidos para que a verdadeira, a tão dita fala “inclusão” aconteça de fato.
Estamos oportunizando workshop, palestra a todas empresas, comércios, indústrias de nossa cidade @mogidascruzes_sp para que possam ter conhecimento acerca e claro, a sensibilização ocorra para que haja a verdadeira inclusão.
Nada e ninguém trilha sozinho essa caminhada, portanto, a gratidão de mais essa contínua luta a inserção, a visibilidade dos nossos atendidos da @apaemogidascruzes.
Participação especial do @projetobocafeliz nesse dia de teatro, integração e carinho coordenado pela @nathaliramos e sua equipe de milhões @marli_1610 @daya_lima2 @daniladealexandria @eliane.pinho.tobias

Convite @oficialtvdiario através da nossa querida e competente @mariasalas.jornalista.
Sabemos dos desafios, dos vários planos que não saem do jeito que queríamos, das superações e medos pessoais, mas damos nosso melhor equipe @querotrabalharapae nessa entrevista liderada orgulhosamente pela Promotora e Psico @_ferccardoso
Protagonistas mesmo, nossas alunas Tainá, Lídia, Isabelle e todos os alunos do período da manhã liderados pelas queridas professoras Camila e Elaine.

Admiração e gratidão me resume por tantos ao meu lado nesses seis meses.

Coordenadora e Psicóloga Solange Regina de Morais