Espaço BalançArte TEA oferece relaxamento e estímulos sensoriais para educandos da APAE de Mogi das Cruzes
Os educandos da APAE de Mogi das Cruzes agora contam com o Espaço BalançArte TEA, criado para proporcionar relaxamento e regulação sensorial. O ambiente beneficia cerca de 32 alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promove bem-estar físico e emocional, auxiliando no retorno às atividades com mais foco e tranquilidade.
De acordo com a diretora pedagógica, Ana Paula Nogaroto ““A criação desse espaço reforça nosso compromisso em oferecer ambientes que respeitam as necessidades de cada aluno e ampliam as possibilidades de inclusão”, afirma.
A proposta foi idealizada pelas professoras Camila Aparecida do Prado de Souza, Cibeli Jacira Campitelli de Oliveira, Cintia Cristina de Sousa Silva, Deyse Cristina Silva Oliveira e Fernanda Aparecida dos Santos, o projeto nasceu da percepção de que os educandos se beneficiariam de um ambiente sensorial diferenciado. “Queríamos um lugar onde eles pudessem se sentir acolhidos e encontrar equilíbrio para continuar aprendendo”, destaca a professora Fernanda.
O Espaço BalançArte TEA utiliza redes de relaxamento como recurso terapêutico. A técnica é reconhecida por reduzir a ansiedade, aliviar a sobrecarga sensorial e facilitar a concentração. Integrado à rotina pedagógica, oferece momentos de pausa e equilíbrio que complementam as atividades escolares e enriquecem o dia a dia da instituição.


