Projeto educativo estimula autonomia, sustentabilidade e inclusão entre jovens da APAE de Mogi
Ao longo do mês de outubro, os alunos do socioeducacional (Mercado de Trabalho) da APAE de Mogi das Cruzes participaram do projeto “Caminho para Inclusão e Sustentabilidade Gerando Renda”, uma iniciativa voltada à promoção da autonomia, da consciência ambiental e do protagonismo dos jovens. O trabalho foi desenvolvido em parceria com estudantes do curso de Terapia Ocupacional do Centro Universitário Braz Cubas e integrou práticas pedagógicas, sustentabilidade e geração de renda em uma proposta voltada à inclusão e ao desenvolvimento integral dos participantes.
Durante as atividades, foram confeccionados vasos sustentáveis a partir do reaproveitamento de garrafas PET, utilizados para o cultivo de suculentas. A diretora pedagógica Ana Paula Nogaroto destacou que a experiência foi um importante instrumento de aprendizado e valorização das conquistas individuais. “Essa ação mostrou para os nossos assistidos que eles são capazes de criar, cuidar e administrar o próprio trabalho. É nesse processo que o conhecimento se transforma em autonomia e autoestima”, afirmou.
A proposta envolveu os participantes em todas as etapas do projeto, desde a produção até a comercialização simbólica das plantas, promovendo a criatividade, o cuidado com o meio ambiente e o aprendizado sobre renda solidária. Com o resultado das vendas, os jovens colocaram em prática noções de educação financeira, indo ao mercado para realizar compras e preparar lanches naturais que integraram a programação da Semana do Jovem, promovida pela instituição.
A psicomotricista Mailim Martins, que os acompanhou em cada fase, ressaltou o impacto da experiência. “A participação deles em todo o processo proporcionou uma aprendizagem significativa, em que o fazer ganha sentido e se transforma em desenvolvimento pessoal e social. Além disso, o contato com o manejo do dinheiro, o trabalho em equipe e o convívio com a comunidade fortalecem habilidades de vida diária e socialização”, destacou.
A ação também foi conduzida pelas professoras Flávia Marques e Sueli Santos, com a colaboração dos graduandos do curso de Terapia Ocupacional do Centro Universitário Braz Cubas, que participaram ativamente da mediação das atividades e da interação com os atendidos.
Além de contribuir para o desenvolvimento dos educandos, a atividade teve uma importante dimensão formativa para os universitários, que puderam vivenciar na prática o papel do terapeuta ocupacional como mediador da autonomia e da inclusão. “Essa integração entre universidade, APAE e comunidade mostra como a educação e a saúde podem caminhar juntas em prol da cidadania”, concluiu Mailim.
A iniciativa foi concluída no dia 22 de outubro, encerrando um ciclo de experiências que uniu aprendizado, criatividade e responsabilidade social, e fortaleceu o protagonismo dos jovens da APAE de Mogi das Cruzes.



