Projeto “Escola & Empresa” promove vivência empreendedora com brechó solidário em sala de aula

Em uma ação que uniu educação, solidariedade e espírito empreendedor, os alunos do socioeducacional (Mercado de Trabalho). encerraram as atividades do semestre com uma experiência prática marcante. Como parte do projeto “Escola & Empresa”, a proposta foi conduzida pelas professoras Flávia Marques e Sueli Marques e teve como foco o empreendedorismo na prática.

A atividade ganhou vida a partir de uma doação de 512 peças de roupas do bazar da instituição, feita por Regina Cascardo Toledo, voluntária e responsável por ele. A contribuição inspirou a criação do brechó solidário “Leva quem precisa”, montado dentro da sala de aula e organizado como uma loja de roupas, para simular situações do cotidiano comercial e estimular o aprendizado ativo.

“A iniciativa foi muito além da troca de peças. Os estudantes mergulharam em tarefas que exigiram organização, trabalho em equipe e consciência social. Divididos em funções, classificaram e organizaram as roupas, separando-as por categorias como adulto, infantil, com ou sem manga, e foram treinados para atuar no atendimento ao público”, explicou a educadora Flávia.

Durante quatro dias, os próprios alunos convidaram colegas de outras turmas e professores para visitar o brechó. Além de praticarem a escuta ativa e a cordialidade no atendimento, também foram incentivados a refletir sobre o verdadeiro significado da doação, levando apenas o necessário, com respeito ao próximo e valorizando o senso de coletividade.

A atividade ainda reforçou importantes habilidades relacionadas à autonomia e à organização no cotidiano. Ao final de cada dia, os estudantes se revezavam para dobrar roupas, arrumar sapatos e reorganizar o ambiente, deixando tudo preparado para o dia seguinte.

Para a diretora pedagógica da instituição, Ana Paula Nogaroto, o resultado foi altamente positivo. “Essa ação é mais do que um exercício sobre consumo consciente. É uma prática educativa que promove valores como empatia, gentileza e respeito. Os alunos saem dessa vivência com mais do que conhecimento: saem com orgulho, amadurecimento e entusiasmo para os próximos desafios do projeto”, destaca.

A experiência reforçou a importância de estratégias pedagógicas que aproximam os estudantes da realidade do mercado de trabalho, desenvolvendo competências socioemocionais e ampliando perspectivas de futuro. Um verdadeiro exemplo de como a escola pode ser um espaço de formação integral e transformação social.