Projeto prepara jovem para o trabalho

Reconhecer e valorizar as competências da pessoa com deficiência intelectual, acreditando na sua conquista de autonomia, é uma das premissas do projeto “Quero Trabalhar”, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Mogi das Cruzes. A iniciativa, sob a coordenação da psicóloga Solange Regina de Morais, está qualificando um grupo de 107 jovens, com idade a partir dos 16 anos (a maioria da turma Socioeducacional – Mundo do Trabalho), por meio de cursos de qualificação como: confeiteiro básico; manipulação de alimentos; auxiliar de cozinha; auxiliar de escritório, auxiliar de logística, almoxarifado; empacotador de mercado e jardinagem.

Inicialmente, o projeto seria destinado para 66 pessoas, mas a grande demanda fez com que mais vagas fossem abertas, totalizando mais de cem.

Desde o início do ano letivo, eles têm se dedicado ao curso escolhido. As aulas ocorrem de segunda-feira a quinta-feira, no períodos da manhã e da tarde, na própria APAE – R. Carmem de Moura Santos, 134 – Jardim Betania, Mogi das Cruzes – SP.  Ao final dos cursos em julho, todos terão seus certificados.

A coordenadora do projeto fala sobre como será feita a intermediação com as empresas, para que elas deem oportunidades de emprego a esses jovens: “A nossa equipe dará suporte às empresas por mais dois meses, por meio de palestras, reuniões e workshop, que englobam os colaboradores, os empresários e nossos jovens. Ferramentas essas, necessárias para o sucesso de ambas as partes. Portanto, este é um projeto que se estenderá até outubro. Ressalta ainda, que a instituição que emprega a pessoa com deficiência, tende a ter uma visão positiva no mundo corporativo e apresenta resultados mais produtivos. Mesmo diante de tantas opções de empresas e serviços disponíveis, a maior parte dos seus clientes optam por aquelas que têm compromisso com a sociedade.”

As empresas interessadas em conhecer o projeto, e se tornar uma empresa diversa, podem agendar para acompanhar as aulas e conferir de perto as habilidades dos alunos. A instituição mogiana já conta com um apoio de orientação para inserir o jovem no mundo do trabalho. Atualmente, são oito jovens da APAE de Mogi das Cruzes trabalhando em empresas. “Os alunos terão, a partir da qualificação, inclusão e garantia dos direitos trabalhistas das Pessoas com Deficiência”, destaca Solange.

Integram o projeto “Quero Trabalhar”, também, os instrutores Camila Quartin, Gláucia Camargo, Maria Sampaio e a promotora Fernanda Cardoso.

O projeto de empregabilidade tem a aprovação do Ministério da Saúde, no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD).

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone (11) 9 6603-9429. O projeto conta, ainda, com uma página no Instagram (@querotrabalharapae).