Projeto “Vivência Educação Núcleo Rural” encerra atividades com integração entre escola, famílias e natureza

O projeto “Vivência Educação Núcleo Rural: Aprendendo Além da Sala de Aula”, promovido pela APAE de Mogi das Cruzes, foi encerrado no último dia 26 de novembro, após uma série de atividades que aproximaram alunos, famílias e equipe escolar de experiências fora do ambiente tradicional de sala de aula. A iniciativa, realizada inicialmente às terças-feiras e posteriormente às quartas-feiras com as turmas da manhã, consolidou-se como uma ação de formação integral, unindo educação, convivência social e contato direto com a natureza.

A proposta começou com o projeto “Treino de Van”, no qual os alunos eram transportados em uma van para pequenos passeios, como voltas pelo centro da cidade, em uma primeira aproximação com a ideia de explorar novos espaços de aprendizagem. Em seguida, foi realizado um passeio ao Parque da Cidade, onde participaram de atividades sociais e de integração, ampliando o convívio e o repertório de experiências fora do ambiente escolar.

Após essa etapa inicial, as ações foram transferidas para o Núcleo Rural e Centro de Equoterapia da APAE de Mogi das Cruzes, na Vila Caputera. Nesse espaço, os educandos tiveram contato direto com o meio rural e com uma rotina diferente daquela a que estão habituados. De acordo com a professora Fernanda Aparecida dos Santos, a aceitação foi considerada ótima. “Os estudantes se adaptaram bem à rotina do Núcleo e demonstraram bastante envolvimento nas atividades propostas”, afirmou.

As visitas ao Núcleo Rural foram marcadas por ações práticas, e não apenas observacionais. Os atendidos pela instituição participaram do encerramento do projeto das emoções, conduzido pelas psicólogas Vanessa Goes e Milena Seki, que trabalharam aspectos socioemocionais por meio de dinâmicas específicas. Na sequência, o grupo passou a realizar caminhadas no bosque, plantio e colheita na horta e atividades com contato direto com a terra, reforçando a educação ambiental, a autonomia e o vínculo com a natureza.

As atividades foram organizadas em parceria com o monitor Denis dos Santos, que acompanhou os grupos ao longo das visitas, auxiliando na condução das práticas e garantindo a segurança e o engajamento dos alunos durante todo o percurso. “O trabalho em equipe entre escola, Núcleo Rural e profissionais de apoio foi um dos diferenciais do projeto”, destacou Ana Paula Nogaroto, diretora pedagógica da APAE.

Outro ponto de destaque foi a participação ativa das famílias. Todos os pais contribuíram com as  atividades realizadas ao longo do processo, acompanhando os assistidos e fortalecendo os laços entre escola, alunos, Núcleo e comunidade. O retorno das famílias foi considerado extremamente positivo. “Muitos pais relataram que amaram a experiência e demonstraram grande satisfação com a proposta. O envolvimento foi integral e bem recebido em todas as etapas”, declarou a professora Cintia Cristina de Sousa Silva.

O projeto contou com a atuação direta de professoras e auxiliares de diferentes segmentos. Além das professoras Fernanda Aparecida e Cintia Cristina, participaram os auxiliares Carlos Eduardo Nascimento e Danília Verneck. Também estiveram envolvidas a professora Deyse Cristina Silva Oliveira, com apoio da auxiliar Gisele Silva, e a professora Cibeli Jacira Campitelli de Oliveira, acompanhada da auxiliar Juliana Cuba Praxedes. A professora Lilian Moura Lopes Demori Alencar atuou como substituta de Deyse em determinado momento, e a professora Camila Aparecida do Prado de Souza colaborou na elaboração da proposta. A dedicação de toda a equipe docente foi fundamental para planejar, adaptar e acompanhar as atividades de acordo com as necessidades de cada estudante.

A iniciativa mobilizou cerca de 20 estudantes e deixou como legado a ampliação das experiências educativas para além dos muros da escola, o fortalecimento dos vínculos entre alunos, famílias e equipe pedagógica e a valorização de espaços alternativos de aprendizagem, como o meio rural e áreas verdes.